AGETO 29/09/2017 - 15:31 - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

Semana Nacional de Trânsito é encerrada com participação de crianças e blitz educativa

Simulação de prática irregular do uso de celular no trânsito Simulação de prática irregular do uso de celular no trânsito - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins
Atividade da SNT na Escola Estadual Arlinda Rosa em Couto Magalhães Atividade da SNT na Escola Estadual Arlinda Rosa em Couto Magalhães - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins
Blitz educativa na divisa com o Pará também foi ação da SNT Blitz educativa na divisa com o Pará também foi ação da SNT - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins
A aceitação da blitz educativa por parte dos caminhoneiros foi significativa A aceitação da blitz educativa por parte dos caminhoneiros foi significativa - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins
Socióloga Vera Dourado ministrando orientações sobre o trânsito para pais e alunos da Escola Municipal Alto da Cruz , em Itaguatins Socióloga Vera Dourado ministrando orientações sobre o trânsito para pais e alunos da Escola Municipal Alto da Cruz , em Itaguatins - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins
Participação dos pais e adultos da comunidade junto com os alunos da Escola Municipal Alto da Cruz, de Itaguatins Participação dos pais e adultos da comunidade junto com os alunos da Escola Municipal Alto da Cruz, de Itaguatins - Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que aconteceu no Brasil inteiro do dia 18 a 25 deste mês, foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira, 29, no Estado do Tocantins. Ontem, o evento contou com ações especiais na cidade de Couto Magalhães. Pela manhã na Escola Estadual Arlinda Rosa de Souza as atividades foram voltadas aos alunos. No final da tarde foi realizada uma blitz educativa voltada aos caminhoneiros, no posto de pesagem (balança) da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), divisa com o Pará.

As atividades foram desenvolvidas pela Assessoria de Educação para o Trânsito da Ageto e pelo Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRED), realizando atividades de conscientização das crianças em idade escolar, para uma melhor vivência no trânsito. E junto aos caminhoneiros sob o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

“É importante levar esse tema de segurança viária às escolas, porque as orientações acabam chegando às famílias. Cada aluno comenta com seus familiares e com certeza a informação toma proporção positiva de conscientização, dos pais e de adultos condutores, no entorno dessa família”, disse o secretário estadual da Infraestrutura e presidente da Ageto Sérgio Leão.

Arlinda Rosa

Na Escola Estadual Arlinda Rosa em Couto Magalhães o subtenente Marcelo Ribeiro de Araújo ministrou palestra aos alunos e de forma lúdica mostrou como acontecem os atropelamentos nas ruas e rodovias quando o motorista usa celular ao volante. As crianças assistiram um vídeo sobre o tema da SNT 2017 e interagiram com o Herói do Trânsito, o boneco mascote da Ageto. Foi uma manhã cheia de ações voltadas a segurança no trânsito, a qual contou com a colaboração e desprendimento da diretora Luciana Cordeliquo e de todo o corpo docente da escola.

“Foi muito gratificante levar instruções e orientações aos alunos do ensino fundamental nessas escolas.  Essas comunidades são consideradas como pontos críticos em relação a segurança no trânsito devido sua localização as margens das rodovias”, declarou a assessora de educação para ao trânsito da Ageto, socióloga Vera Lúcia Rocha Dourado.

Alto da Cruz

Na quarta feira, 28, foi a vez da Escola Municipal Tocantins, no município de Itaguatins, região do Bico do Papagaio. O povoado fica as margens da TO-134, rodovia que foi palco de graves acidentes em frente ao povoado.

No povoado Alto da Cruz, além dos alunos, a direção da escola convidou os pais e a comunidade para participarem da palestra e das atividades da SNT. Na ocasião foram ministradas pequenas palestras, distribuição de material impresso na linguagem infantil, filmes abordando educação para o trânsito e apresentações interativas com o mascote Herói do Trânsito, programadas em unidades escolares.

Para o subtenente Marcelo a campanha foi positiva, mas o mais gratificante é saber que a criança, na sua pureza de espírito, será um multiplicador dessas ações de segurança no trânsito. “Com a repercussão nas escolas e consequentemente nas famílias de cada aluno, o retorno será significativo no comportamento dos condutores de veículos e pedestres no trânsito, portanto é importante continuar abordando o assunto”, afirmou.

Redação

Nas escolas a socióloga Vera Lúcia Rocha Dourado explica as crianças que todos devem fazer uma redação sobre tudo o que foi apresentado sobre o trânsito no evento. As melhores redações receberão a premiação de 1º, 2º e 3º lugares. A premiação é entregue aos diretores escolares para serem entregues aos vencedores, após a avaliação dos textos pelo corpo docente da Escola.