AGETO 06/12/2017 - 09:35 - Erica Lima / Governo do Tocantins

Obras de reconstrução de rodovias do Bico do Papagaio serão entregues sexta

Asfalto novo será inaugurado nesta sexta em Sampaio na região do Bico do Papagaio Asfalto novo será inaugurado nesta sexta em Sampaio na região do Bico do Papagaio - Divulgação / Governo do Tocantins
Trecho da TO-403 que será inaugurado novo asfalto, no Bico do Papagaio Trecho da TO-403 que será inaugurado novo asfalto, no Bico do Papagaio - Divulgação / Governo do Tocantins
População de São Sebastião recebe asfalto novo na TO 010, para chegar à cidade População de São Sebastião recebe asfalto novo na TO 010, para chegar à cidade - Divulgação / Governo do Tocantins
Trecho da TO-010 do Entroncamento da TO-201 a São Sebastião terá inauguração nesta sexta, no Bico do Papagaio Trecho da TO-010 do Entroncamento da TO-201 a São Sebastião terá inauguração nesta sexta, no Bico do Papagaio - Divulgação / Governo do Tocantins
TO-010 no trecho Buriti a São Sebastião será entregue a população nesta sexta TO-010 no trecho Buriti a São Sebastião será entregue a população nesta sexta - Divulgação / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins irá inaugurar quatro trechos de rodovias estaduais reconstruídos por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade Contratos de Reabilitação e Manutenção (Crema), na região do Bico do Papagaio. A solenidade está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, 08, a partir das 8h30.

Serão entregues o trecho da rodovia TO- 404, entre Praia Norte e Augustinópolis; da TO- 403, entre o povoado Itaúba e Sampaio; da TO-407, entre Carrasco Bonito e o entroncamento com a TO-201; e  da TO-010, entre Buriti e São Sebastião.

Ao todo são 33,73 quilômetros de asfalto reconstruído com sinalização reabilitada. O investimento foi de pouco mais de R$ 7,8 milhões, financiados pelo Banco Mundial. Conforme previsão contratual, depois de inauguradas, a empresa irá realizar a manutenção das vias por mais três anos.

Além desses quatro trechos, outros 14 estão sendo contemplados pelo Crema na região.  As obras são de responsabilidade da Construtora Jurema LTDA. O contrato prevê a reconstrução de 378,43 quilômetros de rodovias estaduais na região do Bico, com um investimento de R$ 88,3 milhões.

A equipe de governo também pretende vistoriar as obras de outros dois trechos. O primeiro liga a cidade de Araguatins ao entroncamento da TO-404 e o segundo, o entroncamento da TO- 010 até Augustinópolis.

Do mesmo contrato também já foram inaugurados e entregues este ano, outros dois trechos, um na TO-201 de Augustinópolis a Esperantina e o outro na TO-126 de Sítio Novo a Itaguatins.

Crema

Pouco mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias foram contempladas com o Crema. Ao todo estão sendo investidos R$ 314 milhões na reconstrução e reabilitação de estradas tocantinenses. As obras têm como objetivo a melhoria do sistema logístico do Tocantins, facilitando o tráfego e o escoamento da produção local.

Em 2018 outros 1,3 mil quilômetros receberão as melhorias previstas pelo programa já apelidado de CREMA-2. Os trechos foram escolhidos a partir de uma estratégia de fortalecimento da infraestrutura das estradas tocantinenses. Os projetos de engenharia já estão sendo elaborados e as obras devem começar ainda no segundo semestre do próximo ano.