Aquaviário

O Ecoporto Praia Norte – Operações Portuárias e Serviços Logísticos S.A - instalado no município de Praia Norte, é mais uma rota na revolução da estratégica no setor de logística em implantação pelo Governo do Tocantins.  Com área total de 744.000m² na margem esquerda do rio Tocantins, fica a aproximadamente 600 km de distância da capital Palmas, a 70 km da cidade de Imperatriz, no Sul do Maranhão, e a 200 km da cidade Marabá, no sudeste do Pará.

Do Ecoporto Praia Norte podem seguir commodities do centro do Brasil em direção aos portos de Manaus (AM) de Belém (PA) e o de Itaqui (MA), bem como receber, numa rota mais curta, produtos acabados do Polo Industrial de Manaus em direção às regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Neste caso, via integração multimodal dos grandes projetos ferroviários, como as Ferrovias Norte-Sul e Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), e ainda contribui para a área alfandegada do aeroporto Lysias Rodrigues em Palmas.

Hidrovia Araguaia Tocantins

O projeto da hidrovia Araguaia-Tocantins data dos fins da década de 1960, tendo sido retomado a partir dos anos 80, com o objetivo de programar a navegação comercial na bacia do Tocantins-Araguaia, em trechos já navegáveis durante boa parte do ano.